quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Revista Cidade Sol está de Luto


O Blog está de Luto. 


O professor Marcelo, no entanto, deixou magnífica obra, que pode ser conferida em seu blog .


Céus e terras passarão, mas sua palavra não passará, professor...



FALECIMENTO DO PROFESSOR MARCELO MARQUES

“É agora a vós, que sois meus juízes, que quero dar conta das minhas razões, explicar-vos em que medida me parece natural que um homem, que toda a sua vida consagrou à filosofia, se sinta tranquilo a hora da morte e plenamente confiante de que Além, terminados os seus dias, logrará o melhor dos destinos. […] O comum das pessoas está, provavelmente, longe de presumir qual o verdadeiro alvo da filosofia, para aqueles que porventura o atingem, e ignoram que a isto se resume: um treino de morrer e de estar morto.” (PLATÃO, Fédon, 63e).
Com grande pesar e tristeza recebemos o comunicado do falecimento do professor Marcelo Marques na manhã dessa quarta feira (03/08). Por meio desta nota, o PET Filosofia expressa solidariedade e carinho aos familiares, aos professores do Departamento de Filosofia, aos amigos e aos seus alunos e orientandos. Além de ter deixado um imenso legado de contribuições acadêmicas, Marcelo se dedicou ativamente na difusão do ensino de Filosofia no Brasil, contribuiu na formação de centenas de alunos(as), perpetuou a memória de Sônia Viegas e deixou a lembrança de um professor exemplar.
O velório do Marcelo terá início hoje às 21h no espaço do crematório do Parque da Colina.
A cerimônia de despedida será amanhã, às 15h no mesmo local.
PET Filosofia – UFMG
—————————–
Em anexo, a nota do Grupo de Filosofia Antiga da UFMG:
“É com pesar que comunicamos o falecimento, nesta manhã de quarta-feira, do nosso colega e amigo, o professor Marcelo Pimenta Marques (1956~2016). Marcelo era professor titular do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG, onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e administração, tendo formado muitas gerações de mestres e doutores, desde o ano de 1992, quando ingressou como professor na Universidade. Bacharel e Mestre em Filosofia pela UFMG, e Doutor pela Université Marc Bloch de Strasbourg (França), Marcelo é autor de livros como O Caminho poético de Parmênides (Sao Paulo: Loyola, 1990), Platão, pensador da diferença (Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006), coautor de O Visível e o inteligível. Estudos sobre a percepção e o pensamento na Filosofia Grega Antiga (Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012), organizador do volume Teorias da Imagem na Antiguidade (São Paulo: Paulus, 2012), além de ser o idealizador da coleção “Contraposições”, publicada pela editora Paulus.
Dele guardaremos a lembrança de um professor apaixonado pelo seu ofício, de um orientador que se dedicava com especial atenção à cada um de seus orientandos e tudo fazia para promovê-los, de um administrador que não media esforços para tornar exequível cada projeto e solucionar todo problema. Autor de numerosos artigos, traduções e livros, temos certeza que o seu legado continuará a nos inspirar em nossas jornadas pelas sendas da Filosofia.
Grupo Filosofia Antiga UFMG.”

Nenhum comentário: