sábado, 20 de fevereiro de 2016

Discurso formatura 2014



Boa noite, amigos e amigas. Esta noite estou fazendo algo fora do comum para um filósofo de nossa época. Os filósofos da nossa época é fora de moda falar bem do futuro. Hoje em dia, na minha área, acreditar que o futuro vai ser melhor do que o hoje é algo cafona. Não está na moda. Eu fui pesquisar sobre futuro e a  Filosofia para esse discurso e encontrei falas como a do Paulo Arantes, filósofo da USP, dizendo que só podemos esperar o pior. Isto posto, eu quero dizer aqui que estando junto aos jovens eu me alegro, pois o jovem aponta para o futuro, mas também vive o momento, só que nunca encontramos, entre os jovens, um pensamento como o do filósofo Arantes, falando em só esperar o pior. Diante disso, então, eu prefiro dizer como o Papa Francisco disse aos jovens da Jornada Mundial da Juventude: não curtam somente o momento presente, sejam revolucionários. É porque Cristo é o exemplo que ele segue, exemplo de pessoa que se lançou para o futuro, mesmo sacrificando o presente. E hoje, embora o jovem seja menos confiante no futuro, ou melhor, pelo menos bem mais do que filósofo Paulo Arantes. A gente vê ainda, então, os jovens lutando pela utopia, como nas manifestações de junho. Cristo é uma pessoa que tanto percebeu que o jovem aponta o futuro que ele, quando foi transmitir uma mensagem singela, logo reuniu um grupo de discípulos, ou seja, alunos! Por que? Porque ele queria que aquela mensagem apontasse para o futuro: “Céus e terras passarão, mas minha palavra não passará”. Se você plantar a semente aqui, você vai colher lá na frente. Agora o que guiava Cristo, Tiradentes e outros revolucionários (no sentido em que o Papa falou) era o sonho. O sonho é que a gente tem que resgatar para poder ter um futuro melhor, um amanhã cantante. O sonho é que vai desencadear essa busca que vai ser proveitosa para vocês jovens, porque o que a gente quer é o estudante, não o aluno, o ser sem luz, a gente quer o estudante, o ser que busca! Então a mensagem que eu quero deixar é essa, é importante sonhar, é importante estar EM BUSCA!


Boa noite, muito obrigado e parabéns a todos nós da escola e aos formandos!

Nenhum comentário: