quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O orgulho de buscar a verdade: carta a Bertone Sousa

Meu caro professor Bertone Sousa:

O tom do seu artigo contra o Cristiano e a censura por você praticada em seu site me obriga a me manifestar no meu blog. 

Você, quem sabe para fazer bonito para seus leitores, deletou meu linque para o debate em inglês sobre o holodomor. Era um linque da wikipedia. Ele contextualizava para seus leitores, entre os quais devem estar seus aluninhos, quem é Mark Tauger, um professor da West Virginia que, especialista em fome, acredita que a fome de 1933 teve causas naturais. 

Você também deletou, em nome do combate a algo que para você é radicalismo, meu resumo do novo paradigma: Stálin é democrata, Trotsky colaborou com os nazis, Kruschev mentiu.

Eu faço essa postagem não pensando em você, pois você é vaidoso em excesso. Penso nos seus alunos. Eles imaginam que 1984 é arma anticomunista, que deveria estar sendo vendido na Coreia do Norte. Ora, esse é um livro de ficção. Será que ele é "contra o totalitarismo em geral"? Eu penso que não. Ele é contra o socialismo científico.

Nossa desavença gira, na verdade, em torno de um ponto: você não quer admitir que desconhece que há debate acadêmico em torno da União Soviética no exterior, você tem vergonha de admitir que não sabia disso e está espantado. Por isso, vocifera politizando ao máximo a discussão.

Em primeiro, não sou exatamente "um jovem stalinista", como você me qualifica. Sou simpatizante do maoismo. Sou professor universitário como você e acredito que o professor Grover Furr e a nova geração de historiadores americanos estão mudando o paradigma pós-Guerra Fria. Eu sinto orgulho em estar, junto ao Cristiano, à frente dessa mudança de paradigma no Brasil. Sinto orgulho de buscar a verdade. Suponho que você leia em inglês. Se não lê, aprenda e leia aqui um texto de Grover Furr, professor de Montclair State University, aqui, cai como uma luva para contextualizar as bobagens que você escreveu para o Cristiano em seu site .


Um comentário:

Vinicius disse...

Maoismo é, e quer ter alguma moral para falar algo defendendo um genocída que achava que tudo se resolvia na base da bala e tortura, cara tu é doente queria que tu tivesse nascido na China na época do Mao era capaz até de tu se dar bem sendo lambe saco dele e vivendo os privilégios de estar no poder mas se fosse só mais um membro do povo ai queria ver.