sábado, 6 de agosto de 2011

Hospício é Deus: homenagem a Maura Lopes Cançado

Vídeo produzido na oficina de documentário com o professor Sérgio Villaça:


http://www.youtube.com/watch?v=QNIPhrK5zYY&NR=1


O vídeo transpõem em imagens fragmentos da obra e da vida de Maura Lopes Cançado, escritora importante pilotou avião aqui no bairro São Vicente (então um aeroporto) nos anos 40, Maura era parente da família Lopes Cançado da cidade e originária de São Gonçalo do Abaeté. Ela então morava em Bom Despacho e dividia sua paixão por aviação com Jair Praxedes, filho do famoso coronel Praxedes. Maura não conseguiu
tirar brevê (um tabu para as mulheres nos anos 40), mas fixou-se no Rio de Janeiro, onde trabalhou no jornal Correio da Manhã e fez carreira de escritora.

No Rio, conheceu artistas tais como Tonia Carrero. No entanto, Maura sofria de transtornos mentais e vivia entrando e saindo de internações. Em crise, dilapidava heranças, brigava com os amigos, perdia empregos. Bem mais depois da morte do que em vida, ela escreveu apenas dois livros agora fora de catálogo, Hospício é Deus e O Sofredor do Ver, mas em 1993, quando faleceu, foi comentada em artigos por Carlos Heitor Cony, Reinaldo Jardim, Nelson de Oliveira e Ferreira Gullar, entre outros. Já existem pelo menos duas dissertações de mestrado sobre sua obra.

Uma informação sobre ela na ABL (dentre os inúmeros sites que a citam):

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5587&sid=571&tpl=printerview

Olhem como são lindos os textos dela e que estão no Hospício é Deus (livro
que conheci ao ler um livro do letrista Torquato Neto, da tropicália):

“Hospício são flores frias que se colam em nossas cabeças perdidas em
escadarias de mármore antigo, subitamente futuro. (...) Hospício é não se
sabe o quê, porque Hospício é Deus.”

“Existo desmesuradamente, como janela aberta para o sol. Existo com
agressividade.Que emoções escandalosas tenho dentro de mim: é que às vezes
tudo ameaça precipitar-se, minto para mim mesma, não sei para onde dirigir
estas emoções. Minha consciência da inutilidade de tudo mata-me. Esta
incapacidade de sofrer torna-me árida, vazia – (...) invento-me a cada
instante.”

O vídeo do youtube tem uma foto de Maura em sua juventude.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou desenvolvendo um artigo sobre a Maura Lopes Cançado. Gostaria de saber se você tem alguma foto dela, quando ela morava em Bom Despacho. Se tiver algum documento também seria muito bom. Desde ja, Obrigado.

Revistacidadesol disse...

O que obtive está no vídeo citado na postagem.

O que posso te dizer é que me parece que o diário Hospício é Deus é fictício e que ela ameniza alguns pontos. O que uma tia me disse e´que Jair Praxedes "deixou uma perdida", ou seja, tirou a virgindade de Maura (possivelmente). Tenho uma dia ainda viva que namorou Jair.
Att Lúcio Jr.