domingo, 8 de agosto de 2010

Resumo das 21 propostas de Alex Lombello

São João del Pueblo

Página da célula de São João del Rei do Partido Comunista Brasileiro - PCB
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Resumo de minhas 21 propostas
1 - Eleitor, para você ser mesmo patrão dos políticos, precisa ter o poder de demiti-los. Quando tivermos um plebiscito anual para confirmarmos ou encerrarmos os mandatos, até o pior político adivinhara nossos desejos.

2 - Já é possível a movimentação de cada centavo público na internet, para todos, com fotos das notas, dos extratos, das folhas de pagamento etc. Lutemos pela completa transparência digital.

3 - A educação brasileira continuará um lixo enquanto estiver nas mãos de cabos eleitorais. As escolas, secretarias e o ministério devem ser controlados por conselhos de estudantes e professores.

4 - Imagine se para criar um imposto fosse necessário obter a aprovação do povo em um plebiscito. Seria então necessário explicar com muitos detalhes os gastos públicos.

5 - O Senado só existe para barrar qualquer proposta avançada que porventura passe pela Câmara. Com eleições extremamente caras, só os capitalistas financeiros têm grana para vencê-las. Devemos pedir o fim do Senado.

6 - Os Conselhos do SUS têm que ser realmente representativos dos usuários e dos funcionários da saúde, que também devem controlar cada hospital.

7 - As TVs públicas têm programação insipda, abrem pouco espaço para clips e curtas amadores, são reprodutoras de agências estrangeiras, porque estão nas mãos de cabos eleitorais do governo. Democracia nas TVs públicas, com a programação controlada por conselhos populares locais, regionais, estaduais e nacional.

8 - Todas as empresas públicas deviam ser agrupadas em uma só grande coorporação nacional, dirigida pelos seus trabalhadores e não pelos cabos eleitorais do governo. Como são empresas do povo, suas contas não deviam ter sigilo.

9 –Não basta que os bancos sejam oficialmente do povo, eles precisam servir ao povo, e não se comportarem como bancos privados. Devem contratar mais, pagar mais, isentar de taxas e cobrar juros menores e buscarem sempre o lucro zero.

10 -É necessário que exista controle público sobre as terras públicas. E são necessárias grandes empresas agrícolas públicas, para solucionar as lutas no campo e produzir alimentos para alimentar as crianças do café da manhã à janta.

11 - Precisamos de uma tabela fixa de salários dos políticos baseada no mínimo para conter os aumentos constantes que eles se dão com nosso dinheiro.

12 – Democracia na CBF e nos esportes. A seleção brasileira representa a nação, não pode ser propriedade de meia dúzia de cartolas.

13 – Fim da reeleição de parlamentares, que tomaram o controle dos partidos, fechando o canal de participação popular nas eleições. Vetando-lhes a reeleição dificulta-se essa apropriação indébita.

14 – Homens públicos não devem ter sigilo bancário. Se a pessoa resolver ocupar um cargo público, suas contas também devem ser públicas, não deve ter sigilo bancário. Se quer privacidade fique na vida privada.

15 - A redução da jornada aumenta os turnos, daí os empregos, portanto as vendas de todo mundo, e então a produção.

16 - As Câmaras precisam todas ser reformadas. Os vereadores, por exemplo, devem ser substituídos por conselheiros municipais sem remuneração. Os deputados têm que ganhar menos e ter menos assessores,

17 - Um aumento das aposentadorias é um aumento de vendas em todas as cidades, daí aumento dos empregos. Um mandato pode também auxiliar a organização dos aposentados e idosos, e lutar para que essas organizações tenham controle ao menos de supervisão sobre os asilos.

18 – Os juízes precisam ser eleitos e demitidos pelo povo ou pela Ordem dos Advogados do Brasil. As leis que geram a impunidade atual devem ser extintas. A punição para os corruptos deve ser o confisco de todos os bens.

19 – Autonomia dos Sindicatos perante o Ministério do Trabalho e as Centrais Sindicais. Desde 1937 os Sindicatos estão sob tutela governamental e isso não os ajudou em nada.

20 - A única maneira de extinguir o tráfico de maconha é permitir que os maconheiros a plantem em casa. Será um dinheiro a menos para a compra de armas e munições e os traficantes ainda perderão o contato dos maconheiros, dificultando espalhar o crack. A grana hoje gasta importando maconha sem impostos ficará no país.

21 - A Internet permite ao deputado que tiver essa vontade manter-se ligado constantemente aos seus eleitores, informar-lhes diariamente o que acontece e ouvir suas opiniões até minutos antes da votação. Propomos um mandato on line e a prova é nossa campanha na internet, completamente aberta ao debate e a receber opiniões, na página http://saojoaodelpueblo-pcb.blogspot.com .

Um comentário:

Revistacidadesol disse...

Essas são as propostas de meu amigo Alex Lombello.

Li tb as propostas de Zé do Nô e Jaiminho Martins, que, pelas cores da propaganda, estão na onda do Helécio, Hélio Costa com Aécio. E é bom provável que estejam com Dilma, uma vez que Jaiminho diz que está na base do governo Lula, muito embora na coligação esteja PSDB, PPS, etc.

Zé do Nô propôs, basicamente, trazer um polo universitário para BD (já começaram a trazer, em 2011 aqui haverá Pedagogia) e a duplicação da Br-262 até Luz (é preciso ver, mas acho que está no PAC-2).