quarta-feira, 3 de março de 2010

Fique Sabendo de 28 fevereiro a 14 de março

Sinto-me na obrigação de escrever algumas palavras sobre a nova edição do Fique Sabendo. O editor supõe, por exemplo, que deixo de ler algum jornal da cidade. Não deixo. Pelo contrário: participei de um pequeno jornal, amador mesmo, o Folha de Bom Despacho -- e gostei muito.

Os pequenos jornais enfrentam dificuldades, são em geral tocados por uma só pessoa de forma heróica, com muito esforço. E praticamente todos aqui na cidade são pequenos. O fato é que verifiquei, no Folha, que seria possível fazer algo melhor. Tanta gente simpática associou-se ao Fique Sabendo (não é à toa que fiz o linque aqui!), como o pessoal da TV Interativa. Se eu tivesse dinheiro, hoje, investiria na TV Interativa (www.tvinterativabd.com.br). Acho que no futuro, sem dúvida, teremos TV local aqui. Mas é preciso lutar. Espero que os candidatos locais prestigiem a TV Interativa. Ouviu, Jefinho? É tirar o escorpião do bolso e fazer uma propaganda com a TV Interativa!

Penso, por exemplo, que Valmir poderia fazer uma coluna dele, colocar a foto, mostrar a cara, ao invés de escrever um editorial que dilui sua identidade. Em grandes jornais, o editorial é feito por mais de uma pessoa. São sempre assuntos quentes: se Aécio vai aceitar ser vice de Serra, o terremoto no Chile, o apoio de Dilma ao estado-empresário. Não vejo sentido num editorial que, na verdade, representa apenas uma pessoa como é atualmente no Jornal Fique Sabendo. Mostre a cara, Valmir! Assuma o editorial como sendo SEU. Aí, sim, apoio que você dê sua opinião sobre tudo, desde o cachorro quente até o mistério das galáxias.

É preciso esclarecer que a ideia desse blog me veio depois de ver um blog de estudantes de jornalismo de Uberaba que fazia o mesmo: comentava a imprensa. O blog não existe mais, mas a iniciativa, eu soube, foi muito combatida pela imprensa da cidade, que quis até fazer um blog para atacar o "Sensoura", o blog para quem tem senso crítico.

Quando o Revista Cidade do Sol acabou, muita gente que até foi criticada nele, tal como o Italo Coutinho, colunista do Jornal de Negócios, me escreveu reconhecendo que o trabalho possui pertinência para a cidade. Por isso resolvi voltar.

Fico feliz ao ler o Fique Sabendo e ver, por exemplo, que a queixa publicada por esse blog a respeito da cachorrada repercutiu e foi objeto de uma matéria no jornal: "Cachorrada Invade a Praça da Matriz".

A coluna Falando de Música, de Márcio Oliver me parece um espaço sempre honesto desse jornal. Também a coluna Vivendo Bem, de Alessandro Loiola, é muito boa. No antigo blog e Observatório aconteceu um fato curioso. Eu fui ao blog de Alessandro Loiola e contei que leio sua coluna no Jornal Fique Sabendo. E um anônimo deixou uma mensagem garantindo que Alessandro Loiola não autorizou a reprodução periódica da coluna nesse jornal. Valmir nunca se manifestou esclarecendo o fato.

Penso também que é curioso fazer uma matéria falando das expectativas de um show. Por que não explicar quem é o cantor, qual seu repertório, agendar uma entrevista via e-mail ou senão, entrevistar um fã, falar da nova tendência de "sertanejo universitário", que a meu ver seria melhor definido simplesmente como "breganejo". Isso porque mistura a chamada música brega, música anteriormente tocada em puteiro ("Boate Azul" não nos deixa em dúvida sobre essa origem, por exemplo) com a antiga música rural ou caipira. Ou misturava, porque Luan Santana para mim é um tipo de pop que não tem praticamente nada a ver com Alvarenga e Ranchinho, por exemplo.

Em Luan Santana acho curioso a tendência a falar em "meteoro da paixão". Só nos comerciais da tevê e rádio, anoto: os breganejos falam em meteoro da paixão, Robin Hood da paixão, delegada da paixão. Quanta paixão! Eu poderia dizer, então, que Hugo Chávez é o Fidel Castro da paixão, Dilma é o Lula da paixão, sexta-feira é a sexta-feira da paixão e por aí vai!

Fala-se tanto em paixão na música, mas as pessoas não vivem tão apaixonadas: a maioria são relacionamentos fugazes, sem compromisso...E como os breganejos falam, ligam, choram, copulam por celular, hein? O celular é o "telefomem" da paixão. Não desligue, por favor...

E, finalizando, por que não divulgar o blog desse médico tão espirituoso? Pois aí vai: http://dralessandroloiola.blogspot.com/

Nenhum comentário: