segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Qorpo Santo, Pai do Teatro do Absurdo

Muito antes de Beckett e do surrealismo, o gaúcho Qorpo Santo escreveu dramas que possuem elementos desse tipo de teatro. Apoiado pelos concretistas, mas praticamente nunca encenado, suas peças, já em domínio público estão disponíveis on line:

Qorpo Santo



CERTA IDENTIDADE EM BUSCA DE OUTRA



Comédia em dois atos.



PERSONAGENS



Velho Brás; homem sisudo

Ferrabrás; estudante, filho adotivo deste.

Micaela (Tagarela); mulher pouco comedida ou respeitável.

Satanás.





ATO PRIMEIRO



BRÁS - (entrando) Quem diabo está nesta casa!? (Muito admirado.) Por um dos reposteiros vi aqui a Satanás com olhos adiante e pernas atrás! Depois vi Judas Iscariotes, que andava a trotes! Por uma janela, a Micaela abrindo a boca de gamela! Mas o meu rapaz, o meu Ferrabrás; o meu contimpina, que de dia dorme, e de noite maquina! Oh! esse, nem por sombras me quer aparecer, ou eu pude ver! Bárbaros! Assassinos! Traidores! que tudo me roubam! Comem como burros; como cavalos; e depois querem que eu trabalhe para sustenta-los! Infames! Poluem a honra das famílias! Divorciam esposos para massacrá-los, e a seu gosto fruírem seus bens! Escravizam em vez de libertarem... Hei de lançar por terra tão indigno governo! Ou hão de os governantes e governados terem direitos e deveres, ou nenhum governo durará no poder mais que treze meses! A Nação, cujo espírito será como o de um só homem, - os inutilizará, a todos embrutecendo ou a cabeça fendendo! Ainda não estão satisfeitos estes entes (a que chamam Governo porque ocupam as posições oficiais) com os milhões de desgraças que têm ocasionado!? Quererão bilhões, trilhões? Assassinos, traidores de sua Pátria! Até onde chegará a vossa perversidade? E até que ponto subirá também, ou a que extensão alcançará a vingança do Supremo Arquiteto do Universo!? Tremei, malvados! A trombeta final não tardará muito a tocar a voz: - Sejam queimados e reduzidos a cinzas!



(Aparece Satanás.)



BRÁS - Infeliz! Que fazes aquí?



SATANÁS - Sou Satanás, rei dos infernos, encarregado pelos demônios para destruirmos os maus!



BRÁS - Oh! dai-me um abraço! Sois meu Irmão, meu amigo e companheiro! Estais armado?



SATANÁS - Sim. Trago as armas - do Poder e da vingança!

http://www.biblio.com.br/conteudo/qorposanto/

Nenhum comentário: