sábado, 25 de julho de 2009

Mingau de Banana Antropofágico

Ontem fiquei sabendo que os ianomânis comem seus mortos em cinzas e mingau de banana.

O Globo Repórter mostrou esse delicioso ritual fúnebre onde os índios abrem caminho dentre os espíritos após cheirarem um pó alucinógeno. Que barato!

Os índios não deixaram que o Globo Repórter passasse a receita, daí eu fiquei frustrado. O pajé ainda disse que o mingau "afasta os maus espíritos". Como diria Oswald Thomas: "DELICIOUS"!

Esse personagem era um tipo que caricaturou a vanguarda, uma paródia para rir mesmo; minha visão é diferente mesmo, Cláudio. Não dou tanta importância a essa questão da cópia. Era um "tipo" na minissérie original e que foi turbinado com traços do encenador Gerald Thomas. E o Meirelles até pediu autorização...

Quando a Globo fez vanguarda, foi com A Pedra do Reino do Luiz Fernando Carvalho e foi um fracasso de crítica e público. Eu gostei: a Globo virou Glauber, pelo menos por um pouco.

No final da série houve uma crítica ao Bárbaro: ele reclamva que a Companhia do Estado estava usando suas frases na divulgação das peças. Ao que respondeu o personagem do Dan Studbach:

"Bárbaro, olhe ao seu redor. Ninguém liga para o que você escreve."

No dia a dia sou sensível aos tipos. Um amigo militar me disse que no batalhão existe sempre um soldado que acha que é capitão, um homossexual, um soldado que não sabe o que está fazendo com a farda. Esqueci de perguntar em qual meu amigo se encaixa!

Um comentário:

claudio-diet disse...

lucio jr , veja como funciona minha lógica televisiva . hahaha .

o personagem 'oswald' veio pronto . se chama 'darren nichols' , no original .

sobre 'oswald' ser chamado de 'osvaldo' eu encontrei uma referência em outro seriado de tv .

eu lembrei que 'darren' era o nome original do marido de 'samantha' na série 'a feiticeira' ou 'bewitched' nos eua . no brasil o nome dele foi trocado para 'james' . 'darren' não tem equivalente nacional , eu acho .

se vc era fã do seriado sabe que a mãe de 'samantha' , a bruxa 'endora' , nunca chamava 'james' de 'james' , no brasil , ou 'darren' de 'darren' , lá .

ela detestava o genro e sempre trocava para 'dumbo' , lá , e 'jonathan' , aqui .

o personagem parecia mesmo um desses diretores free-lancer que dão um toque de modernidade em desfiles de moda e eventos oficiais do senai-cetiqt e do fashion-rio .

por que a globo não comprou e dublou o original ? por que bancou uma xerox - texto , cenário , misencene , trilha sonora , figurino - tudo Mac-pronto ? isso me intriga ... abrs