quarta-feira, 27 de maio de 2009

Turismo na Coréia do Norte

Essa é especialmente para o Tene Cheba e o Sieg do blog do GT.


A questão toda me parece ser a seguinte: se a Coréia do Norte tem a bomba, pode guerrerar com a do Sul sem que os USA possam interferir diretamente, que é o que eles querem. O Norte precisa tentar a reunificação, nem que seja na porrada. Ao contrário do Vietnã, onde o sul era uma ditadura militar sem apoio da população, parece-me que a democracia liberal da Coréia do Sul funcionou muito bem, principalmente no quesito economia. Se não funcionasse, também...mesmo assim, li lá na wikipedia:

Hoje depende freqüentemente de ajuda humanitária e apresentou, em 1995, um IDH com o Coeficiente de Gini no valor de 0.766, similar ao da China nos dias atuais, e superior ao IDH do Brasil na época. Mas o país, que passa por crises sociais graves busca acordos multilaterais para se re-erguer.

Em 1994 morreu Kim Il-sung, que governara o país desde 1948. Seu filho, Kim Jong-il, assumiu o comando do partido dos trabalhadores norte-coreano em 1997, e seguindo a linha do pai, opõe-se à abertura econômica do país, inflando gastos com o setor militar, possivelmente para barganhar algo dos inimigos políticos.

Dêem uma voltinha lá na China/Coréia do Norte:

Nenhum comentário: