quinta-feira, 21 de maio de 2009

RA, Simonal e a Máquina Difamatória

Vi na TV trechos do documentário do Sr. Casseta sobre "o homem que torturou o Caetano", Wilson Simonal, na excelente coluna do Nelson Mota no Jornal da Globo, que atualmente é um dos melhores programas da televisão.

Preciso ver o documentário todo antes de falar, mas me pareceu honesto e simpático. Reinaldo Azevedo e a Veja já tascaram que a esquerda é que enterrou vivo o Simonal.

Nos trechos que vi ninguém colocou sua decadência na carreira na conta da esquerda. Essa palavra nem sequer foi falada. Há muitos anos o jornalista Rodrigo Mehreb, do Tempo, falou no assunto e comentou que Vandré foi o mártir da esquerda e Simonal, da direita.

O problema é que RA não aceita as críticas a Simonal ainda hoje, assim como repudia os "milionários" do Pasquim, Ziraldo e Jaguar. Ele não deixa a peteca cair de jeito nenhum. Se Fidel fica, ele reclama; se sai, pau nele. Se falam em Foucault, ele retruca algo como "entre eu e o careca, separa que é briga". Coitado, queria ver ele discutindo a fundo os argumentos do Foucault com esse azul e vermelho de professorzinho, de tiozinho. Alguém tem de falar para ele que professor não corrige mais de vermelho. Agora não é mais considerado pedagógico -- mas já sei o que ele vai dizer...É a pedagogia do chicote, mesmo!

E repisa suas obsessões. Ele acusa a esquerda de, ainda hoje, dar pernada três por quatro, atacando quem não tem nada a ver e de manter uma "máquina difamatória".

Gerald Thomas foi atacado por equívoco por RA nessa estratégia mesma da "pernada três por quatro", quando GT romanticamente falou da revolução cubana nos anos 60, mais ou menos como seu amigo Jabor. E a máquina desceu a ripa em Jabor e Gerald, atacados por gente como Hélio Póvoa (Mídia Sem Máscara ou CIA mascarada?) por serem franquifurtianos, fidelistas que mostram a bunda participando do eixo do mal latino-americano e outras vaias bobocas.

No entanto, nada se encaixa melhor na descrição de uma "máquina difamatória" do que o blog dele, com tentáculos para colunas de Diogo Mainardi e referências elogiosas a Olavo de Carvalho e o Paulo Francis da última fase, notórios "maquinistas". Agora é Obama que leva "pernada". Ele faz tudo o que o manual não aconselha a blogueiros: caluniar (imputar a alguém um crime, mesmo que sendo verdade) e difamar (insultar: fulana é idiota, burro, sem educação).

A desciclopédia é que matou a charada. Quando vc pergunta lá Reinaldo Azevedo, ela responde à moda da wikipedia: "você quis dizer calunista?"

kkkk!

Nenhum comentário: