sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lula, Kerensky, Dilma e o buraco do Paquistão

E esse imbrólio de Dilma com câncer e peemedebistas e petistas querendo terceiro mandato para Lula! É surreal demais. A candidatura dela já tinha até blog! Lula virou queremista, dizem. Acho que ele é anarquista! Que dó que dá de gente que torce para o PT numa hora dessas. Até Zé Dirceu se indignou em seu blog: pô, "duas táticas"?

Já até juntaram as assinaturas necessárias para fazer um projeto de emenda constitucional, parece, permitindo o novo mandato para Lula...

E leio sobre o Paquistão/Afeganistão em O Tempo, um artigo de Nivaldo Murad. Nele, "descubro" que Kerensky foi um general russo! Vou olhar isso direito...um dia Paulo Francis deu chilique porque disseram que ele era menchevique. Isso eu me lembro: ele do partido social-revolucionário, mas politicamente era um liberal.

A biografia de Alexander Kerensky que encontrei:

Advogado, Kerensky foi, a partir de 1912, membro da quarta Duma, representando o grupo de Toil, um partido moderado. Após a Revolução de 1917, foi presidente do soviete de Petrogrado, ministro da Justiça do governo provisório e ministro da Guerra. Como primeiro-ministro da jovem República Russa (de julho a novembro de 1917), prosseguiu a guerra contra a Alemanha, na qual o país sofreu a "ofensiva de verão", para descongestionar a frente ocidental, que resultou em grande derrota. Conseguiu impedir o golpe de Estado levado adiante pelo general Lavr G. Kornilov, mas não correspondeu às expectativas do povo russo, nem, nas palavras de Lênin, às suas necessidades de "pão, paz e terra". Com a Revolução de Outubro e o assalto ao Palácio de Inverno por bolcheviques, emigrou para a Europa Ocidental. Viveu nos Estados Unidos a partir de 1940.

Um comentário:

Henrique Hemidio disse...

E mais essa de condição Adamica que o padre-galã falou ontem no Jô... O Brasil tá muito loko