quinta-feira, 7 de maio de 2009

Heiner Muller, um dramaturgo em trânsito (fragmento de artigo de Leonardo Munk)

A primeira preocupação que eu tenho quando escrevo para o teatro é destruir as
coisas. Durante trinta anos, Hamlet foi uma obsessão real para mim. Procurei
destruí-lo, escrevendo um texto curto, Hamletmaschine. A história da Alemanha
foi uma outra obsessão e eu tentei destruir essa obsessão, todo esse complexo. Eu
acho que o impulso principal é desnudar as coisas até o seu esqueleto, libertá-las de
sua carne e superfície. Então você termina com elas
. (LOTRINGER in KOUDE-
LA, 2003. p. 98)

Como observou Müller, o caso do Hamlet-Máquina (Die Hamletmaschine) é paradigmático.
Segundo a rubrica do texto, a personagem de Ofélia, que se encontra em uma cadeira de rodas em um cenário apocalíptica pelo qual passam peixes, ruínas, cadáveres e pedaços de cadáveres, diz, incorporando a voz de Electra, o seguinte:


Aqui fala Electra. No coração das trevas. Sob o sol da tortura. Para as metrópoles
do mundo. Em nome das vítimas. Rejeito todo o sêmen que recebi. Transformo o
leite dos meus peitos em veneno mortal. Renego o mundo que pari. Sufoco o
mundo que pari entre minhas coxas. Eu o enterro na minha buceta. Abaixo a
felicidade da submissão. Viva o ódio, o desprezo, a insurreição, a morte. Quando
ela atravessar os vossos dormitórios com facas de carniceiro, conhecereis a verdade

Um comentário:

GERARDWALT disse...

Un abrazo Lucio. Interesante eso de la temporada de Francia en Brasil. Mi esposa habla francés (es descendiente de franceses) así que todo lo que provenga de aquel país nos interesa.
En cuanto a si conozco a Ernesto Sabato. ¡Por supuesto, es uno de los mas grandes! Con mas de noventa años tiene una lucidez increible. Sobre heroes y tumbas (especialmente "Informe sobre ciegos" es una joya de la literatura universal.
Junto a Borges y Cortazar el escritor más reconocido en el exterior.
Te recomiendo una pequeña autobiografia que escribió años atras "Antes del fin"
Saludos amigo, con respeto...Walter Greulach