segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

No Digestivo Cultural: Talvez Gerald Thomas

Eu estava comentando lá no Digestivo Cultural (o que raramente faço) quando me deparei como seguinte comentário, responde à pergunta a respeito de qual seria a opinião dos leitores sobre os "polemistas" de hoje em dia:


Talvez Gerald Thomas
Além de mim, polemista radical que vive em crise consigo mesmo, tudo em razão da tendência para discordar das próprias decisões, talvez Gerald Thomas tenha vez. Outro não vejo, pois, no Brasil de hoje, acho que por covardia, prefere-se o politicamente correto. Sim, claro, apenas para inglês ver, que por debaixo dos panos o bicho pega. [Nova Iguaçu - RJ]

por Miguel Accacio 189.106.31.237
12/2/2009 às 09h10
(+) Miguel Accacio no Digestivo...

O questionamento surgiu a propósito do relançamento do livro de entrevistas de Oswald, Os Dentes do Dragão. Júlio Daio Borges resenhou mais ou menos satisfatoriamente o livro. Eu só divirjo de dois pontos:

1) Quando Oswald apoiou Prestes, a escolha parecia lúcida (no contexto). Visto agora -- e depois da avaliação dura e honesta que Oswald fez de Prestes -- vemos o quanto Prestes errava. Depois de 45, por exemplo, deixou de ser candidato a presidente da república, deixando a chance para um tal Yedo Fiúza! Nunca mais teve chance igual.

2) Oswald não polemizou somente com pessoas hoje desconhecidas. Polemizou com Mário de Andrade, José Lins do Rego, Ledo Ivo, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Nelson Rodrigues, dentre outros. As qualificações que eles levaram são hilárias e impagáveis. Mário de Andrade foi chamado de "um Oscar Wilde, por detrás", que estava caminhando "errado com gente atrás". José Lins de "búfalo do nordeste" responsável por um "ciclo da bagaceira". Ledo Ivo foi chamado de "chulé Apolo", Guilherme de Almeida, "Marquesa de Santos", Nelson Rodrigues seria um moralista de fachada, um "convento do Aretino" e que seria duro acompanhar a queda dos "discos-voadores de besteira" que eram suas peças; Graça Aranha seria uma "Aranha sem Graça".

Nenhum comentário: