quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dias Melhores Verão

Um texto de João Paulo, editor do caderno Pensar do EM, escreveu em 7 de fevereiro excelente editorial ("Cultura de Verão") sobre o carnaval:


A folia carioca, que já foi a mais popular, se perdeu na rede de interesses e corrupção que afastou parte do público e quase toda a invenção em nome do efeito. Um carnaval de camarotes.
No Nordeste, a Bahia descobriu o filão, enriqueceu com ele e, com a padronização mercadológica, corre o risco de imitar o modelo carioca, deixando a criatividade para a periferia enquanto recria o modelo classista de pagar para desfilar. Além da negociação com os meios de comunicação. Em Pernambuco se mantém ainda a motivação e execução plenamente popular, traduzida no mesmo movimento de valorização econômica do estado e crescimento do ativo mais significativo numa festa sazonal: a capacidade de renovação (...). Se a folia da capital (Belo Horizonte) já foi excelente, tem tudo para voltar a ser.



Em geral não gosto muito do tom moralista macunaímico do João, mas acho que ele foi extremamente lúcido nesse artigo. Ele tem também que tentar romper o modelo classista do seu próprio caderno, onde eu por exemplo não recebi e desfilei com o meu artigo Lucidez para o Vazio. Sintomático?

Nenhum comentário: