terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto do Giba sobre Olho Gordo

Quinta-feira, Novembro 04, 2004
Gilberto Vasconcellos é o maximo..

Aprecio sobremaneira os textos deste meu guru, ainda me tornarei limpo e enxuto como ele...


Síndrome do olho gordo e do mau-olhado

Um Olhar a Mais312 págs., R$ 33,00 de Antonio Quinet. Editora Jorge Zahar

O psicanalista Antonio Quinet dá um banho de conhecimento na assimilação crítica da vida e obra de Jacques Lacan (1901-81), o célebre francês continuador de Sigmund Freud. Outra vez ainda Lacan na cultura brasileira. Este livro, "Um Olhar a Mais", não é apenas destinado aos especialistas da área "psi". Trata-se de uma reflexão sobre o olho e o olhar desde a caverna de Platão até a "Casa dos Artistas" e o "Big Brother Brasil". O lugar do ver e do ser visto, tal qual concebido por Freud e Lacan, além de Michel Foucault e o cinema de Wim Wenders, com o foco no "video ergo sum", ou seja: vejo, logo existo. A visibilidade é o imperativo do espetáculo. A necessidade de ser visto pelo outro. O minuto de fama. Eis o mandamento do gozo contemporâneo: sorria, você está sendo filmado. O índice de audiência requer o olho. O cidadão é um "televoyeur". O exibicionismo converte o horror em algo excitante. Ratinho. "Linha Direta" . Talks shows.
A intimidade em clima pornô. Tudo deve sair do armário para ser visto. Não há intimidade nem segredo. Tudo escancarado conforme o "espetáculo obsceno da banalidade". O olho doente. Mas é o olho que elege os políticos. Este quadro cultural o autor denomina "sociedade escópica", da qual o Brasil não escapa. Padecemos do mal-olhar da civilização.
A sociedade escópica é aquela em que o olho videofinanceiro faz a lei e o Estado, de modo cada vez mais totalitário e panóptico: vigilância global.
É o olho policial -"algemas eletrônicas, escuta ambiental"-, o olho domiciliar e punitivo que toma conta de tudo e para o qual não há esconderijo. O ideal de "transparência", supostamente de esquerda, acaba por reforçar o vigiar e o punir, contribuindo para a despolitização da sociedade.
Escreve Antonio Quinet: "A transparência é o grande inimigo da política". Mostre-se. Seja uma celebridade. Exiba. A "vida se transforma numa novela. Filme ou novela, lá estão o olhar da câmera e do espectador fixado na tela, telinha ou telão". O ponto alto deste livro para o entendimento da sociedade brasileira é a reflexão sobre a síndrome do mau-olhado -o olho gordo, o olho seca-pimenteira-, vinculada à inveja e ao ciúme. Assim funciona a dialética do mau-olhado: "O bem-visto é olhado pelo mal e o que é bem olhado é vítima do mau-olhado". Como dispositivo defensivo, usa-se de amuletos e das plantas "comigo-ninguém-pode" e "espada-de-são-jorge". Embora em geral as mulheres sejam portadoras de mau-olhado, essa síndrome medra em sociedades dominadas pelo patronato personificado. Latifúndio. Máfia. Banditismo. É que em tais sociedades prolifera um sentimento generalizado da falta de ter ou de ser. Mesmo o sujeito bem situado socialmente não pode gozar de seus bens diante do "olhar ávido". O olhar pidão dos pobres e miseráveis. De olho na substância do prato de comida. Estranha simbiose da fome com o olho gordo. A paranóica sociedade brasileira não consegue gozar em nenhum de seus escalões sociais: tanto faz em cima quanto embaixo.O excelente livro de Antônio Quinet é a prova de que, por estas bandas, Lacan está sendo deglutido antropofagicamente, isto é, assimilado em razão do nosso espaço e do nosso tempo.
Gilberto Vasconcellos é sociólogo

7 comentários:

Anônimo disse...

Magnificent goods from you, man. I've understand your stuff previous to and you're just too great.
I actually like what you have acquired here, really like what you are stating and the way
in which you say it. You make it enjoyable and you still take
care of to keep it smart. I can't wait to read far more from you. This is really a wonderful website.

Also visit my blog post :: online shopping mall

Anônimo disse...

It's actually a great and useful piece of information. I'm happy that
you simply shared this useful info with us. Please keep us up to
date like this. Thank you for sharing.

Also visit my web blog ... roasted coffee

Anônimo disse...

This design is wicked! You definitely know how to keep a reader entertained.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost.

..HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than
that, how you presented it. Too cool!

Also visit my blog :: http://www.rencontremix.com

Anônimo disse...

Whoa! This blog looks exactly like my old one! It's on a entirely different topic but it has pretty much the same page layout and design. Excellent choice of colors!

Feel free to surf to my weblog ... http://ithinksearch.com

Anônimo disse...

Woah! I'm really enjoying the template/theme of this site. It's simple, yet
effective. A lot of times it's tough to get that "perfect balance" between user friendliness and visual appeal. I must say that you've done a very good job with this.
Additionally, the blog loads super quick for me on Internet explorer.
Superb Blog!

My web site - softmedia.sakura.ne.jp

Anônimo disse...

Asking questions are truly nice thing if you are not understanding something completely, however this paragraph
gives good understanding even.

Here is my blog: Http://Shoppingonlinefordresse.Com/Story.Php?Title=Selecting-Clothing-Tags4

Anônimo disse...

Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.
Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
I've been trying for a while but I never seem to get there! Thanks

Also visit my webpage :: clothing materials