quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Carta Pró-Cultura

ABERTA AOS CANDIDATOS À PREFEITURA E À POPULAÇÃO DE B.D.

Nós, artistas, arte-educadores e gestores culturais abaixo-assinados, formamos uma associação que pesquisa e atua na área sócio-cultural de nossa comunidade. Somos cidadãos interessados em construir uma expressão cultural da cidadania e não mais nos calar em relação a omissão do poder público no que se refere à importância da cultura como indispensável ao desenvolvimento social. Bom Despacho, atualmente não conta com: Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e Conferência Municipal de Cultura. Esta situação deixa em estado crítico a cultura local e não podemos deixar que continue; portanto é hora de se implementar Políticas Públicas para a Cultura, pois somente assim haverá um significativo desenvolvimento social, econômico e turístico da nossa cidade.
Manifestamos aqui nossa postura de somente apoiar aquele candidato comprometido, em sua política pública, com os valores culturais; pois o direito à cultura é um direito humano. Não somente iremos apoiar, como também fazer valer este direito durante a administração futura. Afinal, a cultura permite a livre fruição de bens simbólicos, materiais e imateriais, expressando a vida coletiva local. Os governos não podem continuar implementando políticas públicas que separem desenvolvimento econômico, social e cultural.
Queremos, portanto, governos que respeitem os valores humanos e culturais presentes em cada bairro da cidade, para que possamos diminuir de modo significativo as desigualdades sociais hoje evidentes em nossa comunidade. Para isto, devemos privilegiar o caminho da cultura, porque isto move e une pessoas a pensar e fazer uma cidade com mais igualdade e justiça social. Assim, os futuros administradores de nossa cidade serão fundamentais para a transformação da realidade social atual, para o combate à exclusão social, econômica e cultural.
Queremos políticas públicas de cultura e que estas incluam a comunidade nas decisões e processos, pois de nada vale uma política pública de “cima para baixo”, afinal todos nós somos cidadãos e somos nós que fazemos a cultura.

Queremos e necessitamos também que, ao retomar as diretrizes da Secretaria de Cultura, que seja o indicado para o cargo uma pessoa competente e técnica, que consiga respeitar, estimular e facilitar a realização dos projetos de nossos artistas, que poderão contribuir e muito para o desenvolvimento de nossa comunidade.

Queremos governos que respeitem os valores humanos locais, multiplicando e estimulando ações cidadãs e assim, educar para uma vida mais digna. Acreditamos que governo e sociedade devem trabalhar unidos para construção de uma cultura democrática, componente central do desenvolvimento humano, que supere o autoritarismo, o clientelismo e os grupos de interesse político ainda muito presentes nas gestões públicas brasileiras. Por isto, convidamos todos os nossos conterrâneos a votar com consciência e a favor da nossa cultura!



Assinado: Geraldo Majela de Mesquita (Músico profissional, Compositor, Professor de Música), Cibele Oliveira (Cantora, Profa. de Canto, Psicóloga), Carolina Moreira (Arquiteta e Urbanista), Simone Guimarães (Profa. de Artes), Priscila Costa (Estudante de Gestão Cultural), Maria Aparecida Ferreira (Arte-educadora), Roberto Ângelo Costa (Historiador, Músico), Roberto de M. Queiroz Neto (Psicólogo, Coordenador do CRIA – Centro de Referência da Infância e Adolescência).

Nenhum comentário: