segunda-feira, 30 de junho de 2008

Um Blog Muito Bacana que Descobri

Eu tenho inúmeros diários guardados, que ainda quero transformar em livro ou blog. E tem muitos blogs simpáticos que gostaria de divulgar, pois não merecem ficar à margem e não ser lidos e comentados.

Do Giba veio a dica de um belo artigo de uma escritora que me toca muito: Maura Lopes Cançado. Fiquei sabendo dela ao ler Torquato Neto. Vou buscar a passagem, está no Engenho de Dentro. Mas o fato é que essa mineirinha doida e genial, parente da minha cunhada Felisa Anaya, confirma as teorias de Freud de que a loucura passa perto da geografia literária.

E me deixa feliz saber que Bom Despacho, lugar culturalmente tão desolado e hostil, tenha visto um dia a passagem de Maura Lopes Cançado. Vou postar também uma carta dela aqui.

Ainda estou descobrindo o blog do Giba, mas lá já descobri outro ensaio muito simpático, sobre Lições de Abismo, do Gustavo Corção. Esse li por recomendação do Oswald de Andrade. E passei para a mãe do Ramon, uma católica maravilhosamente simpática, que me contou inclusive que seus colegas católicos do Clube Bíblico se espantaram por seus leituras estarem tão conservadoras. Corção assumiu um papel que ninguém queria nos anos 70 e pagou caro por isso.


http://leiturasdogiba.blogspot.com/

Um comentário:

Pedro Du Bois disse...

Impressionante a história da Maura, que me foi "apresentada", em 2006, em Florianópolis, pelo poeta e editor Cléber Teixeira, aliás, outra monumental figura humana e literária: o conhecimento, a simpatia e a humildade.
abraços,

Pedro