domingo, 15 de junho de 2008

Scanning Lispector

Era a sangria desatada, e se esvaía em tinto vinho a coitadinha sem consolo e sem abraços de ninguém. Restava só resgatar o seqüestrado, o pouco que fosse possível. Vanessa ia digitalizando o remoto do que houvera e não passara, velhas fotos de família já sem família nenhuma.. O scanner, em vai e vem, levava e trazia a luz cegante, que em nada clareava a treva que insistia.

Clarice Lispectorava tudo até ontem à tarde, era abrir uma página sua ao léu e pronto, paraisava-se paralisando-se. Mais um gole, talagado. Grande vinho. Essa escritora e sua escritura é o que coça, incomodando. É o que arremessa cálculos, conclusões e latitudes ao abismo irremediável, sem negociação que dê trégua e alívio. E cavuca o saco sem fundo quem se atreve a lê-la, e lendo-a se atreva a escaneá-la, como as fotos em farelos sobre a mesa. Mais antigo é o mistério de Clarice, a que ficou em tomos pelas prateleiras a quem interessar possa e queira, mesmo conhecendo os riscos de se afogar no que deixou.

Mas nada de conseguir voltar atás – era a sangria, que assim sendo prosseguia. Abusada. Clarice ou ela? As duas, no abuso de libertar-se pela fala inestancável, o verbo mudo do livro. O pretérito imperfeito na imperfeição dos retratos: avó ensaboando, torcendo, criando a escoliose no tanque. Mãe ralando queijo, lavando louça, os muitos pequenos à volta. E ela escaneando agora os restos disso. Da vida nada se leva, do dissabor se leva tudo – a herança inteira, legada em cartório com firma reconhecida. O sem calor, cheiro ou valia.

O mundo vegeta, em moribunda indiferença a ela. Ao telefone não se dê ouvidos, à TV ligada não se dê atenção, ao inodoro e ao insípido dos dias, que nessa toada dão-se adeus uns aos outros, não se dê valor algum. Reze-se, pois. Novene-se, peça-se ao Supremo.

O scanner pára. Queimou a luz. Fiquem os mortos com os mortos, hora de Vanessa deitar-se. Não sem antes uma boa colherada do nunca contra-indicado lenitivo, que os cartazes insistentes apregoam: “para o peito cheio de aflições e conflitos, Lispectorante Clarice”. Ainda que não resolva, só alivie os sintomas.



© Direitos Reservados

Marcelo Sguassábia

Correio Popular - Campinas

Jornalzen - Campinas

O Municipio - São João da Boa Vista

www.consoantesreticentes.blogspot.com

www.comunique-se.com.br (São Paulo)

www.revistaparadoxo.com (Rio de Janeiro)

www.riototal..com.br (Rio de Janeiro)

www.letraselivros.com.br (Fortaleza)

www..portalamazonia.globo.com (Manaus)

www.mhariolincoln.jor.br (Curitiba)

www.ultraportal.com.br (São Paulo)

www.maisinterior.com.br (São Carlos)

www.abarata.com.br (São Paulo)

www.itu.com.br (Itu)

www.uraonline.com.br (Uberaba)

www.vinhedonet.com.br (Vinhedo)

www.ubaweb.com (Ubatuba)

www.viafanzine.jor.br (Belo Horizonte)

www.conexaomaringa.com (Maringá)

Nenhum comentário: