quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Papa que Participou da Juventude Hitlerista: Uma biografia


Papa Bento XVI, nascido Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, 16 de abril de 1927) é papa desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito com a idade de 78 anos e três dias, sendo o atual Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril. Seu nome pontifical em latim é Benedictus PP. XVI e em italiano Benedetto XVI.

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviera, na Alemanha, filho de um comissário de polícia do Reich. Seu pai era um inimigo amargo do nazismo, crendo que este conflitava com a fé Católica. Em 1941, um dos primos de Ratzinger, um menino de 14 anos de idade que era portador da Síndrome de Down, foi morto pelo regime nazista em sua campanha eugênica. Em 1937 seu pai, então sexagenário, aposentou-se e a família mudou-se para Traunstein.

Quando fez catorze anos (1941), Joseph teve de aderir à Juventude Hitlerista e, de acordo com o seu biógrafo John Allen, não era um membro entusiasta. Pertencer à juventude hitlerista era obrigatório para crianças alemãs desde 1938 até o fim do Terceiro Reich em 1945. Ele recebeu gratuidade escolar por pertencer a esse grupo, mesmo não participando de seus encontros, graças à amizade com um professor de história filiado ao partido Nacional Socialista, que foi seu professor no seminário.

Nenhum comentário: