quarta-feira, 11 de junho de 2008

Eu e Júlio na Cronópios

Li hoje a entrevista que o Júlio "Jorge Luís Borges" fez com o Edson Cruz e o Pipol da Cronópios, que é uma revista literária excelente, estando os dois de parabéns. Meu problema aqui é o entrevistador. Eu já publiquei na Cronópios um texto com alguns fragmentos inéditos de Oswald de Andrade, mas nunca vi textos de JDB lá. JDB é um autor frustrado e bom jornalista, embora com péssimo modelo (Paulo Francis da última fase).

Agora é rotineiro mentir em entrevistas? Padilha disse que o ponto de vista de Tropa de Elite é contra o Capitão Nascimento, afirmação que revolucionará toda a narratologia se estiver correta, dentre outras afirmações estranhas contra a crítica da Variety, traduzida por mim aqui nesse blog. Num texto aqui mesmo nesse blog desmistifico esse escapismo do diretor. Júlio Borges também fantasia, dizendo que já publicou ficção no Digestivo. Nunca vi nada, pelo contrário, vi campanha contra publicar em papel, com um subtexto: "novos autores, desistam!" O problema, para ele, é o excesso de novos escritores. Em breve, JDB proporá a solução final, aguardemos.

Ele não aguenta também os "chatos querendo divulgar seus blogs"...O quê que custa divulgar um blog, ler um novo autor, selecionar um texto literário? Faltam critérios objetivos e sobram exclusões por opções ideológicas "apolíticas", ou melhor, de direita. Sim, JDB, que posa de jornalista, tem como modelo de jornalista o Paulo Francis da última fase. Que era jornalista ético até mandar parar, não é mesmo?

Pilar Fazito manda um recado para mim em seu blog "Eu Quero Ser Uma Ameba", ou melhor, "Eu Quero Ser um Repolho": ela não é rica e quer receber pelos seus textos. Vá deixar-se ao Bispo, digo, ao JDB, Pilar. Ele é que me propôs o escravismo rái téqui, quando lhe mandei o texto com os inéditos de Oswald de Andrade. Ele disse ter um pouquinho de vergonha de não remunerar os colunistas e eu reafirmei: isso é uma vergonha, mesmo! Quando eu mandei o texto para ele, ele o enviou com cópia oculta para Rafael Rodrigues: que diabos eu tenho a ver com o Rafael, leitor de Horas Podres que já deve estar preparando o Anos Podres?

Ah, na entrevista alguém fez a caridade de discordar do JDB, que acha que a Geração 90 "diluiu as bases da literatura brasileira"! Meu Deus, Ademir Assunção dissolveu, com um Sonrisal poético, Gonçalves Dias, Alencar, Machado, Castro Alves e Mário? Então são novos Goethes, novos Nietzsches, uma horda de gênios! Depois dizem no Digestivo que professor é profissional frustado. Pelo tanto que insiste para tantos desistirem, é JDB quem me parece ser escritor frustrado! Um pouco mais de generosidade, tire o escorpião do bolso, JDB!

Nenhum comentário: