quarta-feira, 11 de junho de 2008

Eleições Municipais

Eleições Municipais: Acertos e Vacilos de Uma Administração

Como já dissemos na edição anterior, as eleições se avizinham. Antes delas, no entanto, a prefeitura municipal realizará inúmeras inaugurações de obras pela cidade. A administração que se vai deixa um legado de muitos acertos, mas também cometeu muitos vacilos. Dentre os acertos, podemos elencar as amplas melhorias urbanas: praças, rotatórias, abolição dos sinais, amplo asfaltamento, abolição de incômodos sinais, assim como o apoio ao programa de inclusão digital e a idéia do restaurante popular. A canalização e urbanização da Av. Dr. Roberto de Melo Queiroz, obra de vulto que inaugurará uma nova frente de expansão de comércio, lojas e residências. A área da Saúde também parece avançar, estando dotada de dois excelentes nomes: Joyce e Marco Túlio. O trabalho de Conceição (“Cessão”) à frente da Assistência Social também se destacou positivamente.

Agora que já tratamos dos altos, é preciso forçoso tratar dos baixos: excessivas concessões a Fred Arruda para tramar seus eventos, sempre desorganizados (cadê o show dos Inimigos da HP?); a má qualidade do asfalto colocado; a necessidade de pontes adequadas na Av. Dr. Roberto; a obrigação de combater mais seriamente a dengue e aprisionar os cães soltos pela ruas. Outro ponto que deixou a desejar foi a postura complacente dos vereadores de situação, que deveriam fiscalizar a administração com mais rigor. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes esteve muito atuante enquanto o Sérgio esteve à frente dela (depois dele, ela se anulou e precisa ser reativada). Candidatos a prefeito: povo sem cultura é povo morto! Um centro cultural baseado na cultura afro, buscando atrair a atenção nacional que a Língua da Tabatinga desperta, poderia ser uma opção para estimular o turismo e a entrada de divisas na cidade.

Outra área que anda sofrendo descaso é a área de educação, onde a secretária atual perdeu de longe em dinamismo e simpatia para o Beto, secretário anterior, permanecendo praticamente como uma figura decorativa. A educação precisa ser observada com atenção pelo próximo prefeito (mesmo que essa seja uma nova gestão de Haroldo). Finalizando, deixamos uma sugestão: as diretoras das escolas municipais não deveriam ser indicadas por ligações políticas e sim eleitas nas escolas. Com a democracia, a educação só tem a ganhar.

Nenhum comentário: