quarta-feira, 11 de junho de 2008

Blogs da Folha: Blog do Garotinho e a Crise Política

Sim, ele tem blog (www.blogdogarotinho.com.br). Já pensou se a moda pega? Poderíamos, no mesmo dia, ir ao blog do Tito, depois dar uma passada para ler a explicação do Haroldo no blog do Ernane. Seria pelo menos divertido.

No entanto, a crise da representação política no Brasil não é nada engraçada: é trágica. A comunidade protestante/evangélica que o diga: costumeiramente, como a maior parte da população brasileira, tem eleito representantes que se envolvem em escândalos de corrupção (que muitas vezes atingiram também pastores e bispos). Alguns exemplos: Edir Macedo, Bispa Sônia, Cabo Júlio e agora Garotinho. A informação sobre a crise política dessa comunidade já veio à baila na imprensa bom-despachense, mas infelizmente ocorreu uma generalização, dando a entender que todas as igrejas seriam corruptas, o que não é verdade.

O autor do texto em questão, quem sabe numa distração de poeta em sua torre de marfim, imaginou que a cidade estaria vivendo uma conversão coletiva de bares em igrejas. O único caso de conversão que verifiquei aqui foi o da danceteria Jacaré. Já a Associação dos Reinadeiros aparentemente convive bem com o aluguel de sua sede para festas. Algum tempo depois, o poeta em questão desculpou-se à moda de Paulo Francis: “Desculpem, periferia...” Isso é que dá não ganhar nada para “poetar” em jornal!

Na época, o poeta não foi diretamente respondido, mas a resposta veio. E deu a entender o seguinte: hoje não se gasta mais tanto latim e teologia e não se fazem mais sacerdotes como antigamente... Na época dessa polêmica, um comerciante da cidade me disse: “existem pastores aqui que não são bons pagadores”. Eu não acreditei: não creio, pois é muito absurdo: logo o protestantismo, que, com sua lição de que é preciso trabalhar duro, ser honesto e abrir mão dos prazeres, ajudou a criar o capitalismo, segundo Max Weber! O mesmo sociólogo também falou: “o bom pagador é o dono da bolsa alheia”. E disse mais: a sociedade onde existe muita gente que não gosta de pagar é atrasada e subdesenvolvida. Se a carapuça servir...

Nenhum comentário: