quarta-feira, 11 de junho de 2008

Blogs da Folha: Blog de Luís Nassif X Veja


Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior1

Falei sobre muitos blogs, mas o blog de Luís Nassif é essencial. É um sucesso na blogosfera brasileira: já teve 600 mil visitas. A partir de uma acusação injusta, ele passou a denunciar a degradação jornalística da revista Veja: “fruto de dois fenômenos simultâneos que sacudiram a mídia nos últimos anos: a mistura da cozinha com a copa (redação e comercial) e o afastamento dos princípios jornalísticos básicos. Os grupos de mídia sempre tiveram interesses paralelos em jogo. Para não contaminar as redações, se procurava tratar em âmbito das cúpulas das empresas. Sempre havia maneiras técnicas de vetar determinadas matérias que não interessavam, assim como conferir tratamento jornalístico a matérias de interesse da casa”. Blog do Luís Nassif: http://luis.nassif.googlepages.com/oestiloveja

Você Tem Senso Crítico?

Esse blog (Senso Crítico Uberaba: http://sensoura.blogspot.com/) mostra o quanto é importante fazer acompanhamento crítico da imprensa. É preciso um aqui em Bom Despacho, com urgência. Lendo os jornais locais, pode-se encontrar de tudo: versinhos de pé quebrado, verdadeiras “relíquias”; jornalistas que possuem um “gay folclórico de plantão”; pesquisas “científicas” que sempre confirmam o interesse político imediato de quem as apresenta; fora as notícias importantes que nunca vazam para os jornais, tal como a mudança da região militar, por exemplo.

Enquanto isso, muito acontecimento importante fica de fora. Há alguns meses, meu filho de treze anos quase recebeu uma caixa de som na cabeça, durante uma missa na Matriz. A coisa despencou na cabeça de uma menina e ela quase desmaiou. O pai, ao lado da criança, passou mal e sentiu falta de ar com o susto. E a missa de Padre Antônio Otaviano continuou como se um raio despencar na cabeça de alguém não fosse nada. Faltou atenção ou senso crítico?

Mas sejamos razoáveis, quando questões cosméticas da paróquia entram em pauta, aí o nosso pároco fica todo pimpão e falante. Numa cidade poluída (serão as siderúrgicas?), ele quer cortar as árvores grandes da Matriz e os coqueiros, pois estão “escondendo a Igreja”, que não é “nenhum bosque”. No entanto, outro dia quase caí de um degrau rachado na escada da Matriz. Cadê a preocupação com o patrimônio, Padre Antônio?

1. Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior é mestre em Estudos Literários (UFMG) e doutorando em Teoria e História Literária (UNICAMP).

Nenhum comentário: