sábado, 17 de maio de 2008

Carta de Costa Lima (III)

Caro Lúcio

A diferença que estabeleço entre dois tipos de mímesis, mímesis da
representação - a mais usual - e mímesis da produção - foi feita a propósito
da Prose des Esseintes, poema de Mallarmé e se encontra no Mímesis e
modernidade, na reedição da Graal (hoje pertencente ao grupo da Paz e Terra)
Está exatamente entre as páginas 185-191, ISBN 85-7038-050-X. Se eu não
tivesse um exemplar a mais, seria seu. Como não o tenho, só posso lhe dizer
que o livro se encontra à venda. Posso entretanto apontar-lhe para um erro
na composição: na pág. 189, linha 1, deve-se ler "(...) das estrofes XI-XII
e não XI-XLI. - Embora não conheça o trabalho a que se refere da Lúcia
Helena, não creio que o conceito de mímesis da produção seja fecundo para o
Marco Zero; seria sim para os dois romances de vanguarda de Oswald. Posso,
entretanto, me enganar.
Vou lhe enviar este e-mail, olhar o endereço do editor da Crossroads e
mandá-lo noutro e-mail.
Espero todo o êxito em sua tese,
LUIZ COSTA LIMA


On 5/16/08 3:10 PM, "Lucio" wrote:

>
> Caro professor:
>
> Muito obrigado pelo texto da Crossroads. Eu redigi a resenha do História,
> Ficção e Literatura informalmente, foi sugestão de leitura da minha
> orientadora, Maria Eugênia Boaventura. No entanto, ela não chegou a corrigir
> e nem ler essa resenha.
>
> Estamos, no momento, muito empenhados em minha tese de doutorado sobre o
> Marco Zero de Oswald de Andrade. Eu li o texto de Lúcia Helena onde ela
> utiliza conceitos seus, mímesis de representação e mímesis de produção, para
> analisar o Marco Zero. Portanto, eu precisaria de um estudo mais detalhado
> para poder encaixar essa teorização em minha pesquisa, pois estou justamente
> tentando aproximar Marco Zero do restante da obra de Oswald e ressaltando os
> pontos em comum entre essa obra e Miramar, por exemplo. A distinção da Lúcia
> Helena vai de encontro a esse movimento interno do meu trabalho e vou
> citá-la indiretamente, em nota de rodapé. Portanto, se você tiver algo a
> respeito, por favor me mande, pois gostaria de citar em meu trabalho.
>
> Abraços do Lúcio Jr
>


Nenhum comentário: