sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carta ao Sr. M.

Caro Sr. M...


Por que fazer um blógue, Mr. M, se você acredita nessa babaquice liberal que cada um tem a sua verdade, e elas não devem atritar, pois isso não é elegante? Quando você vê um filme com amigos, meu caro Mr. M, trata-se de um entretenimento coletivo por excelência, mas você não quer escutar o que os amigos querem dizer, opinar, porque você tem sua opinião, que você quer guardar no interior de seu ser, como uma rosa pura. Então pegue um vídeo e vá ver um filme de terror horroroso! Esse recato "mineiro" parece coisa de Mário de Andrade, que não foi a Paris para não perder sua identidade brasileira, algo assim tão frágil que poderia se dissolver só no deslocamento.

Bom, seu negócio é fazer brodagem, relationship? No final de ano, mandar cartas elogiosas aos amigos, puxando o saco de todo mundo. Ah. ´Tá muito em moda mesmo e precisamos realmente fazer muitos cursos de mercadologia (Marketing) para saber quais as novas tendências da Administração, ir à bolsa de valores, etc. Essencial.

Você me diz que a Linguística, Mr. M., é melhor que a Teoria Literária, pois você gosta de borboletas, "borboletras" vivas, não mortas e empalhadas com o instrumental teórico estruturalista e pós-estruturalista, além de pós-colonial e pós-pós-pós, tome pós. Ora, isso é romantismo ultrapassado, não é não? Por que tanto medo da Teoria? A mera teorização emborataria aquilo que você tem por dentro, essa essência profundamente genial, esse sonho que vive num ninho interior e que não quer sair para o mundo, batalhar a dura realidade?

Mr. M...Hein? Você quer escrever um livro coletando suas resenhas?

Nenhum comentário: