quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Três Sinopses

A Última Sessão de Cinema (Last Picture Show)

Peter Bogdanovich, 1971

Aproximadamente 118 minutos.

O tema principal do filme é a contradição que dilacera as vidas dos personagens, adolescentes que se vêem em confronto com o meio onde vivem, uma pequena cidade no interior do Texas, Anarene.

O triângulo Duane-Jacy-Sonny guia o roteiro do filme; é em torno destes três que os demais personagens orbitam, formando uma intrincada cadeia de relações: Sonny ama Jacy, que é namorada de Duane. A família de Jacy rejeita Duane e o obriga a afastar-se dela. Sonny inicia um caso com a esposa do treinador da escola.

“Esta cidade tem garotos muito estranhos” é uma frase que parece ter surgido ocasionalmente, mas é reveladora do tema. O estranhamento entre os filhos da cidade e o meio onde cresceram é o que move a trama deste filme dos anos 50. Os EUA do período entre a Segunda Guerra Mundial e a guerra da Coréia são o pano de fundo perfeito.

Filhos da Guerra(Europa, Europa)

Agnieszka Holland, 1990

Aprox. 120 minutos.

O tema é a busca de identidade pelo personagem principal, Joseph Peters. Peters nasce judeu-- é circuncidado-- é um adolescente na época da guerra. Em 1938 a família é forçada a fugir para a Polônia, onde em 1939 eles são pegos de surpresa pelos nazistas. Peters e o irmão Isaac fogem então para a URSS, considerada mais segura; mas no caminho eles se perdem um do outro. Peters vai para um orfanato soviético, aprendendo lá a ser um bom comunista e a cultuar Stálin. Peters encanta as pessoas, e quando parece estar se habituando com sua nova vida é surpreendido pelos nazistas novamente, que invadem a URSS. Ele acaba preso, mas contorna a situação por falar alemão e por conseguir cativar a oficialidade. Mesmo sendo judeu, ele passa incógnito entre os alemães e até é mandado para um escola de elite do Terceiro Reich. Lá, se dilacera emocionalmente por ter de esconder sua circuncisão--e por conseqüência, negar suas referências num momento em que o povo judeu(seus familiares inclusive)é perseguido.

A identidade só é encontrada por ele no fim do filme, quando o exército russo o aprisiona e ele é reconhecido pelo irmão Isaac, sobrevivente do holocausto.

O Selvagem da Motocicleta(Rumble Fish)

Francis Ford Coppola, 1981

Aprox. 100 minutos.

O Selvagem é um filme sobre a contracultura ambientado nos anos 60, mas filmado no início dos 80. A rebeldia da juventude é o tema do livro de Susan E. Hinton em que o filme é baseado. Susan faz uma defesa da juventude rebelde, mas Coppola parece ter adicionado à história um pouco da descrença que marcou os anos 80. O filme observa a falência da crítica ingênua ao capitalismo americano. Rusty James(Matt Dillon), imagem primordial do “rebel without a cause”, é um jovem agressivo, que mora na parte pobre da cidade e deseja liderar uma gang-e elas estão “fora de moda”na época retratada no filme. O irmão mais velho de Rusty, o motorcycle boy, retorna então da Califórnia. Ele é “como a realeza no exílio” e “nasceu no lado errado do rio”. Ele pode fazer tudo o que quiser, mas ele não encontra nada que queira fazer.” O que motiva sua eliminação pela polícia é uma louca tentativa de libertar os peixes de briga de uma loja de animais (em inglês, Rumble Fishes) e levá-los para o rio. O que o establishment teme, na verdade, é a capacidade que o garoto da motocicleta tem de liderar, de encantar os jovens, de ser um herói para eles; eles o seguiriam, ele e Rusty James poderiam dominar o lado da cidade onde vivem se o garoto aceitasse. A desidratação da contracultura está explicitada nestas palavras: “A Califórnia é como uma garota chapada de heroína e doida, alta como uma pipa, sentada no topo do mundo sem saber que está morrendo, nem mesmo quando você lhe mostra as marcas.”

***

Nenhum comentário: